O número de vagas temporárias em Minas Gerais cresceu 7,5% em 2025, segundo a Asserttem, impulsionado por datas como a Black Friday e o Natal. Apesar disso, o comércio enfrenta dificuldade para preencher as posições por falta de mão de obra e desinteresse dos candidatos. Levantamento da Fecomércio-MG mostra que apenas 7,2% das empresas pretendem contratar este ano, ante 10,4% em 2024. Especialistas apontam cautela no varejo e renda comprimida das famílias como fatores que reduzem as contratações. Mesmo assim, o setor vê nas vagas temporárias uma porta de entrada para efetivação e qualificação profissional.
Inflação recua em BH, mas alimentos continuam pesando no bolso
A inflação em Belo Horizonte caiu 0,05% em outubro, após leve alta em setembro, puxada pela redução nos preços da gasolina, energia elétrica e automóveis novos. No acumulado de 2025, o IPCA-BH sobe 4,01%, e em 12 meses, 4,75%, segundo o Ipead. O grupo Alimentação segue pressionando os orçamentos, com alta de 1,06%, destacando-se os alimentos in natura, que subiram 3,10%. Para famílias de baixa renda, a inflação também recuou, mas os gastos com comida continuam sendo o principal peso. Especialistas apontam que a tendência é encerrar o ano com a inflação perto do centro da meta.
Minas lança certificação para agricultura regenerativa e reforça liderança sustentável
Minas Gerais dá mais um passo rumo à sustentabilidade ao incluir a agricultura regenerativa no programa Certifica Minas. A iniciativa, lançada durante a Semana Internacional do Café, reconhece produtores que adotam práticas de restauração do solo, preservação da biodiversidade e uso responsável dos recursos naturais. Segundo o governo, o foco inicial será o café, principal produto de exportação do Estado, mas outras culturas poderão aderir. As primeiras certificações devem sair em meados de 2026, com custos reduzidos e isenção para agricultores familiares.