O mercado de veículos em Minas Gerais cresceu 8,6% em outubro, com 78,3 mil emplacamentos, segundo a Fenabrave. O avanço foi puxado pelos automóveis, comerciais leves e, principalmente, pelas motos, que saltaram 24,9% nas vendas. A expansão é atribuída ao crédito mais acessível e ao Programa Carro Sustentável, que reduziu o IPI de veículos nacionais. Já caminhões e ônibus registraram queda de 27,3% devido a menor demanda e da instabilidade econômica. No Brasil, as vendas totais subiram 8,96% frente a outubro do ano passado.
Minas mostra força do café ao mundo na Semana Internacional do Café
A Semana Internacional do Café, no Expominas, movimenta mais de R$ 150 milhões e reforça o protagonismo mineiro na cafeicultura mundial. Minas responde por 53% das exportações agrícolas do Estado e alcançou US$ 7,8 bilhões em vendas de café, mesmo com tarifas dos EUA. O secretário Thales Fernandes destacou o apoio estatal em crédito, pesquisa e rastreabilidade via Selo Verde. Para o Sistema Faemg e o Ocemg, a tecnologia e as cooperativas fortalecem a competitividade e a sustentabilidade do setor. O evento reúne 40 expositores e 25 mil visitantes até 7 de novembro.
Minas é o único estado onde a maioria casa no civil e no religioso
Minas Gerais é o único estado do país onde mais da metade dos casais oficializa a união tanto no civil quanto no religioso, segundo o Censo 2022. O levantamento revela que 50,1% dos mineiros viviam em união conjugal, e 51,3% deles haviam formalizado a relação nas duas esferas. Apesar disso, cresce o número de pessoas solteiras ou que já viveram em união, mas hoje estão separadas. Também aumentam as famílias sem filhos e as moradias com apenas um morador. A pesquisa mostra ainda que quanto maior o nível de escolaridade, maior a formalização dos casamentos.