COP 30: Começa Cúpula de Líderes em Belém; destaque do dia é Fundo de Florestas

Lula vai oficializar o novo modelo de financiamento (TFFF) em almoço na Conferência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva na COP 30, em Belém

A Cúpula dos Líderes da COP 30 começa nesta quinta-feira (6) e termina nesta sexta-feira (7) em Belém, no Pará. A plenária geral começa às 10h30 e termina às 17h30. A chegada dos presidentes e representantes de monarquias começou às 7h com a recepção do presidente Lula (PT). Ao longo do dia, eles usam o púlpito da sala de reuniões para fazer seus discursos.

TFFF

Entre 13h30 e 15h, será realizado um almoço sobre o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), para o qual Lula anunciou aporte de US$ 1 bilhão na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em setembro, mas que será lançado oficialmente nesta quinta.

O novo modelo de financiamento é parte da estratégia para garantir as doações para ações contra o aquecimento global.

Leia também:

Na sequência, a plenária será retomada com a sessão temática “Clima e Natureza: Florestas e Oceanos”.

Na sexta, o evento será retomado às 10h e tem duas sessões plenárias: uma sobre transição energética e outra sobre os 10 anos do acordo de Paris. O presidente Lula concede entrevista coletiva às 18h30.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...