O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta terça-feira (23), na reunião do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), o investimento de US$ 1 bilhão. O evento foi realizado no prédio das Nações Unidas, em Nova York.
Ao ser o primeiro país a doar, o objetivo do Brasil é incentivar outros países membros a fazer aportes para que até novembro, na COP 30, quando o fundo será lançado, ele tenha condições de funcionamento.
Ao todo, 73 países em desenvolvimento poderão receber recursos do TFFF. A iniciativa tem como meta manter florestas tropicais em pé e complementar mecanismos de contenção de gases de efeito estufa, segundo Lula.
O fundo é misto e, segundo o presidente brasileiro, a manutenção não deve ser feita apenas por países ricos, mas “aportes de países em desenvolvimento também são bem-vindos”. De acordo com o petista ,a contribuição é um investimento na “humanidade e no planeta” para conter os estragos provocados pelo aquecimento global.
Durante a reunião, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, pediu aos países presentes que façam doações ao TFF.