Chapa pronta: grupo de ex-prefeitos e ex-deputados busca filiação coletiva em BH

Coletivo liderado por ex-presidente da AMM negocia migração em grupo

Julvan Lacerda

Um grupo liderado pelo ex-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, e formado por 10 ex-prefeitos e ex-deputados busca um partido para viabilizar uma migração coletiva.

A expectativa é eleger dois ou três deputados federais. A chamada “chapa pronta” procura uma legenda na qual possa ser competitiva e, para isso, considera fundamental que o número de deputados federais com mandato na sigla seja limitado.

Leia também

A chapa

Os integrantes também buscam garantia de recursos para a disputa. Fazem parte do grupo os ex-prefeitos Julvan Lacerda (Moema), Duarte Júnior (Mariana), Luiz Fernando Alves (Itamarandiba), Beto Guimarães (Goiabal) e Laércio Cintra (Guaranésia).

Também integram a articulação os ex-deputados Duílio de Castro (Sete Lagoas), Renato Andrade (Passos) e Katia Dias (Juiz de Fora), irmã do deputado estadual Noraldino Júnior. O advogado João Rafael Soares (RMBH), filho do ex-procurador-geral de Justiça Jarbas Soares, também compõe a chapa.

Os partidos

O grupo conversa com diversos partidos, “menos PT e PL”, afirmou um dos integrantes. Segundo Julvan, a chapa “busca equilíbrio”. Cidadania, Avante e MDB estão entre as siglas que dialogam com o coletivo.

Entre os emedebistas, o pré-candidato ao governo de Minas, Gabriel Azevedo, garantiu que não desistirá da disputa majoritária para concorrer a um cargo proporcional.

O coletivo recebeu convite de nove partidos e, no momento, as articulações mais avançadas ocorrem com MDB, Cidadania e Podemos.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...