A estratégia de Lula para esvaziar a chapa de Flávio Bolsonaro

Ao buscar MDB e PSD, petista pode afastar os dois principais partidos de centro da direita

O presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma parceria avaliada internamente como bem-sucedida ao formar chapa com o vice, Geraldo Alckmin (PSB). O pessebista quer manter a posição, mas, ficando ou não, o PSB vai permanecer na base de Lula.

Para tentar agregar um novo partido e, principalmente, para atrapalhar o adversário, Lula está na briga para atrair dois dos maiores partidos de centro do país: o MDB e o PSD. No MDB, por exemplo, o ministro Renan Filho (Alagoas) e o governador Helder Barbalho (Pará) estão no páreo.

Se conquistar uma das duas legendas para a posição de vice, por exemplo, Lula tira um possível aliado de Flávio Bolsonaro (PL).

A federação União Brasil/PP também está em disputa e, embora seja mais alinhada à direita, Lula carrega o trunfo de ser próximo de Davi Alcolumbre, o principal nome do partido. O PT também conta com articulações estaduais para neutralizar o peso da federação na chapa de Flávio.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...