Amigas e amigos do Agro!
Caminhão boiadeiro com ar-condicionado para transportar a boiada!
Também serão privilegiados os suínos, aves, ovinos, enfim o transporte de animais vai mudar.
O Ministério da Agricultura promete dar mais rigidez às novas regras que, em breve, deverão ser cumpridas pelo produtor rural. Seguro para proteger as lavouras de alimentos não tem, mas ar-refrigerado para o transporte de animais sim, vai ser obrigatório!
E as crianças e adolescentes que estudam em escolas rurais e que durante as águas passam dias e dias sem aulas, porque a maioria das vans que faz o transporte não consegue transitar nas estradas? Ninguém se lembrou de exigir ar-condicionado nesses veículos para os alunos durante o período da seca e da poeira!
O texto que deverá ser aprovado para entrar em vigor esse ano, dá inteira responsabilidade ao produtor no manejo adequado dos animais, água e alimento dentro e fora da fazenda, incluindo o transporte.
Para o transporte de pequenos animais será exigido ambiente climatizado a partir de 25 graus centígrados. Para animais de grande porte, acima de 30 graus.
O produtor, ao contrário do que muitos pensam, trata muito bem dos animais, porque ele precisa ter um produto final com bom preço no mercado. E, hoje, a exigência dos frigoríficos é muito grande.
Num país com uma diversidade social e cultural e climática enormes, as longas distâncias com estradas de terra praticamente intransitáveis, falta de ferrovias, chega-se a uma realidade absurda como essa.
E depois que houver a conversão dos caminhões que vão carregar baús com ar-condicionado, frete mais caro, a conta vai ser dividida entre nós consumidores.
E ontem, o boi subiu de novo!
Itatiaia Agro, Valdir Barbosa.