Valdir Barbosa | Tilápia do Vietnã é proibida em Minas Gerais

Risco sanitário com a introdução de vírus não existentes no estado é um dos principais motivos dessa proibição

Tilápia do Vietnã não pode entrar em Minas Gerais

Amigas e amigos do Agro!

São dois motivos que foram levados em consideração em um levantamento da Peixe MG, por meio de um trabalho científico com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para impedir a entrada da tilápia do Vietnã no estado.

O risco sanitário é evidente podendo haver a entrada de doenças existentes naquele país e que não tem na cadeia produtiva brasileira.

Santa Catarina foi o primeiro estado a proibir o trânsito e comércio da tilápia vietnamita.

Paraná aumentou a aliquota de 22,5% sobre a tilápia importada.

Além da questão sanitária, o presidente da Peixe MG, Pedro Rivelli, destacou a entrada de um produto subsidiado por seu país e entrando no Brasil com tarifa zero, tirando a competitividade da tilápia mineira.

O secretário de Agricultura, Thales Fernandes, presidiu a reunião que teve também a presença de representantes do Instituto Mineira de Agropecuária (IMA).

Todos entenderam os riscos para produtores e também social para Minas Gerais e ficou decidido que o IMA vai editar portaria que proíbe o trânsito da tilápia do Vietnã.

Também será avaliado o aumento da taxação sobre o produto importado para garantir uma concorrência não desleal com os produtores mineiros.

Itatiaia Agro, Valdir Barbosa.

Leia também

Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...