Amigas e amigos do Agro!
São dois motivos que foram levados em consideração em um levantamento da Peixe MG, por meio de um trabalho científico com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para impedir a entrada da tilápia do Vietnã no estado.
O risco sanitário é evidente podendo haver a entrada de doenças existentes naquele país e que não tem na cadeia produtiva brasileira.
Santa Catarina foi o primeiro estado a proibir o trânsito e comércio da tilápia vietnamita.
Paraná aumentou a aliquota de 22,5% sobre a tilápia importada.
Além da questão sanitária, o presidente da Peixe MG, Pedro Rivelli, destacou a entrada de um produto subsidiado por seu país e entrando no Brasil com tarifa zero, tirando a competitividade da tilápia mineira.
O secretário de Agricultura, Thales Fernandes, presidiu a reunião que teve também a presença de representantes do Instituto Mineira de Agropecuária (IMA).
Todos entenderam os riscos para produtores e também social para Minas Gerais e ficou decidido que o IMA vai editar portaria que proíbe o trânsito da tilápia do Vietnã.
Também será avaliado o aumento da taxação sobre o produto importado para garantir uma concorrência não desleal com os produtores mineiros.
Itatiaia Agro, Valdir Barbosa.