Fim da escala 6x1: PEC deve ser aprovada no mês do trabalhador

Texto de Reginaldo Lopes foi apensado à proposta de Erika Hilton

Congresso Nacional

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT) afirma que a PEC do fim da escala 6x1, da qual é um dos autores, deve ser aprovada em maio, mês do trabalhador.

Os parlamentares argumentam que a proposta conta com apoio popular e citam pesquisa segundo a qual cerca de 80% dos brasileiros são favoráveis à redução da escala.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, encaminhou para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a PEC apresentada pela deputada Erika Hilton, com o texto de Reginaldo Lopes apensado. No entanto, a reunião para discutir o cronograma de votação ficou para depois do Carnaval, tanto com os autores e líderes quanto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia também

Lopes afirmou à coluna que a tramitação deve ser célere e que não vê resistência nem entre os parlamentares nem no empresariado. Segundo ele, o tema será debatido e haverá um período de transição.

Reginaldo defende o início imediato, a partir de 2027, da escala 5x2, com implementação gradual da redução da carga horária, prevendo diminuição anual até 2030, passando das atuais 44 para o limite de 40 horas semanais.

Parte da bancada do PT e integrantes do Palácio do Planalto também defendem a tramitação de um projeto de lei, que exige número menor de votos para aprovação e pode avançar mais rapidamente.

Reginaldo Lopes sustenta, no entanto, que a PEC é mais adequada por alterar a Constituição, mas afirma que uma proposta não exclui a outra. A principal diferença prática é que o projeto de lei modifica apenas a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e não alcança o funcionalismo público.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...