Reunião de Lula com Motta sobre o fim da escala 6x1 fica para depois do Carnaval

Encontro estava marcado para acontecer nesta quinta-feira (12)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (esq.), e o presidente Lula (dir.)

Os presidentes da República e da Câmara dos Deputados, Lula e Hugo Motta, cancelaram a reunião que teriam nesta quinta-feira (12) para tratar do fim da jornada de trabalho 6x1. Agora, o encontro deve ficar para depois do Carnaval.

A pauta é considerada urgente para o governo Lula, sobretudo em ano eleitoral. A estratégia do Planalto é garantir condições políticas para que a votação ocorra ainda neste semestre.

No entanto, Motta alegou incompatibilidade de agenda. O presidente da Câmara tem viagem marcada para a manhã do mesmo dia, enquanto o petista não tinha disponibilidade antes do horário inicialmente sugerido.

Leia também

Na segunda-feira (9), Motta encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados a PEC nº 8 de 2025, que unifica as propostas apresentadas por Erika Hilton (Psol-SP) e Reginaldo Lopes (PT-MG).

As propostas defendem mudanças no modelo atual de jornada semanal, especialmente em setores que adotam seis dias consecutivos de trabalho para um de descanso.

A tramitação começa pela CCJ, que avalia se o texto é compatível com a Constituição. Se aprovado, o mérito será discutido na comissão especial, onde poderão ocorrer audiências públicas e a apresentação de emendas antes de eventual votação no plenário.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.

Ouvindo...