Cerca de 5 milhões de estudantes vão realizar o
Com a abertura dos portões às 12h e o início das provas às 13h30, os estudantes devem chegar à escola onde farão o exame até as 13h. Neste primeiro dia de aplicação, os candidatos realizarão as provas de redação, linguagens e ciências humanas. Todas as questões e o preenchimento do gabarito devem ser concluídos até as 19h, horário de encerramento da prova.
Caso os estudantes terminem o exame antes de término, eles poderão deixar a sala de aplicação do exame a partir das 15h30. No entanto, eles só poderão sair sem o caderno de provas. Para sair com o documento é necessário deixar a sala ao longo dos 30 minutos que antecedem o fim do exame, ou seja, a partir de 18h30.
A escola e a sala onde o candidato fará o Enem pode ser encontrada no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no Portal do Participante.
Enem 2025
O número de estudantes inscritos no
Pelo menos 98 mil participantes vão usar o exame como certificação de conclusão do ensino médio e a declaração parcial de proficiência na etapa de ensino, iniciativa retomada nesta edição.
Neste ano, o Enem será aplicado em 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da federação. Já nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, a prova será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
As alterações na aplicação nestas cidades acontecem em razão da realização da
No primeiro dia de Enem, além da redação, os candidatos também farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias.
Já no segundo dia, os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões para cada área do conhecimento.
Veja outras matérias sobre o Enem 2025
(Sob supervisão de Edu Oliveira)