Uma criança de 4 anos morreu afogada nesta quinta-feira (25), dia de Natal, após cair na piscina de uma chácara no Setor de Mansões Concórdia, em Unaí, na região Noroeste de Minas. Mateus Ribeiro Campos tinha o diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista) e teria caído na piscina em um momento de desatenção dos familiares.
De acordo com o boletim de ocorrência, os militares foram acionados para atender um chamado de afogamento em uma chácara. Porém, ao chegarem no local, foram informados que a vítima havia sido levada por populares para o Hospital Municipal da cidade. A criança chegou já sem apresentar sinais de vida e o óbito foi confirmado às 10h26.
A mãe relatou aos policiais que trouxe os dois filhos, de 4 e 11 anos, de Brasília para Unaí para passar o feriado de Natal com os familiares. Ela teria deixado Mateus brincando na varanda de casa enquanto servia o café da manhã ao outro filho.
Pelo menos três familiares estavam na casa no momento do afogamento, mas eles alegaram não ter visto o momento do afogamento. Um dos parentes disse que saiu da varanda para alimentar os animais e, ao voltar, viu a criança na piscina, pulando em sequência para resgatá-la.
Segundo os moradores, a piscina tem 1,3 metro de profundidade e conta com uma cerca de metal com um portão que costuma ficar trancado. Mas, no dia, o portão ficou apenas encostado. A perícia foi realizada e o caso foi entregue à Delegacia de Plantão de Unaí.