Ouvindo...

O que é a TRI? Entenda o método de correção da prova do Enem

O método não leva em conta quantas questões o aluno acerta, mas avalia alguns parâmetros

Enem 2025

A quantidade de erros e acertos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025) não é totalmente relevante. Isso porque o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) utiliza o método da Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Esse método não leva em conta quantas questões o aluno acerta, mas avalia três parâmetros:

  • parâmetro de discriminação - poder diferenciar quem nomina ou não o assunto;
  • parâmetro de dificuldade - quão difícil é a questão;
  • parâmetro de acerto casual - probabilidade de acerto no “chute”.

Esses três fatores vão avaliar quanto “vale” cada questão da prova. Por isso, duas pessoas que têm o mesmo número de acertos podem ter notas diferentes.

Para mais dúvidas, o Inep tem um guia ao participante que explica detalhadamente a TRI. Clique aqui e veja.

Leia também

Enem 2025

Quase 5 milhões de pessoas devem participar do Enem 2025, o que representa um aumento de 11,22% em comparação ao ano passado. Do total de inscritos, cerca de 3 milhões são isentos e 1,7 milhões são pagantes.

Pelo menos 98 mil participantes vão usar o exame como certificação de conclusão do ensino médio e a declaração parcial de proficiência na etapa de ensino, iniciativa retomada nesta edição.

Alguns alunos farão a prova para valer e tentarão entrar em faculdades federais ou particulares (com bolsa ou financiamento), outros farão para se prepararem para as provas dos anos seguintes.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias. Neste mesmo dia, é feita a redação.

Já no segundo dia de prova, os alunos farão o teste sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, além de Matemática e suas tecnologias. Cada área do conhecimento tem 45 questões, totalizando 180.

Veja outras informações sobre o Enem:

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.