Os candidatos que sonham com uma vaga no ensino superior iniciam nesta sexta (17) a próxima etapa: a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O programa do Governo Federal que serve para selecionar candidatos a vagas em universidades públicas e institutos federais abre inscrições exclusivamente pela internet, até 21 de janeiro.
Os interessados concorrem com a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro.
N Zona da Mata e Vertentes, o Sisu é critério de seleção nas universidades federais e no IF Sudeste de Minas.
Vagas na Zona da Mata e Vertentes
A Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF ofertará nesta edição 2.251 vagas em 74 cursos. Dessas, 1.030 serão destinadas à ampla concorrência e 1.221 por meio de ações afirmativas.
Na Universidade Federal de Viçosa - UFV, serão 3.275 vagas em 67 cursos presenciais nos campi de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. Desse total, 1.649 vagas serão reservadas e 1.626 destinadas à ampla concorrência.
A Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ vai disponibilizar 2.755 vagas, nos campi em São João del-Rei, Divinópolis, Sete Lagoas e Ouro Branco. Do total, 1.905 são para o primeiro semestre e 890 para o segundo semestre.
No Instituto Federal Sudeste de Minas (IF Sudeste), são 524 vagas no total em nove campi. A maioria delas é para o primeiro semestre, mas também há oportunidades para o segundo semestre.
Regras do Sisu
Para se candidatar no processo seletivo, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo, tenha participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenha zerado a prova de redação.
É vedada a inscrição para quem declarou ter participado do Enem 2024 na condição de treineiro.
O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 26 a 31 de janeiro.