Ouvindo...

Em indireta a Eduardo, Pacheco critica atuação de deputados em ‘teorias conspiratórias’

No Plenário do Senado, o parlamentar disse, sem citar nomes, que é ‘impossível’ exercer o mandato estando fora do país

Rodrigo Pacheco (PSD), senador eleito por Minas Gerais.

O senador Rodrigo Pacheco (PSD) classificou como “inadmissível” a participação de parlamentares brasileiros, que estão fora do país, na criação de teorias conspiratórias contra o governo federal.

Em Plenário do Senado, sem citar diretamente nomes, Pacheco afirmou ser “impossível” exercer o mandato parlamentar estando no exterior.

Indiretas para Eduardo

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) vive nos Estados Unidos desde fevereiro deste ano. No dia 18 de março, porém, o parlamentar pediu uma licença, que terminou em 20 de julho.

Desde então, o deputado tem “exercido” o mandato mesmo estando fora do país. Conforme os registros da Câmara, de 37 sessões deliberativas realizadas em 2025, ele faltou a 23, equivalente a mais de 60%, sem apresentar justificativa.

Leia também

Na última terça-feira (23), o Conselho de Ética da Câmara abriu um processo contra Eduardo por quebra de decoro parlamentar.

A representação, apresentada pelo PT, questiona a atuação de Eduardo nos EUA — nos bastidores do “tarifaço” imposto pela Casa Branca a produtos brasileiros, sob a alegação de que Bolsonaro estaria sendo alvo de uma “ caça às bruxas” por parte do Poder Judiciário — e solicita a possível perda de mandato.

Para a escolha da relatoria da representação contra Eduardo, foram sorteados os deputados Delegado Marcelo Freitas (União Brasil-MG), Duda Salabert (PDT-MG) e Paulo Lemos (PSOL-AP).

Em manobra para tentar manter o mandato parlamentar, a oposição anunciou, na última semana, a indicação de Eduardo como líder da minoria na Casa. Na terça-feira, o pedido foi barrado pelo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).

No parecer, o parlamentar destaca a “incompatibilidade no exercício” da liderança, uma vez que Eduardo está fora do Brasil.

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.