A Alemanha confirmou, nesta quarta-feira (19), o repasse de 1 bilhão de euros ao
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que esteve acompanhada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no evento, comemorou o repasse. Segundo Marina, o aporte alemão reforça a credibilidade internacional do fundo e a estrutura criada pelo Brasil em parceria com outros países.
“Tivemos a alegria de que a Alemanha fez o anúncio do seu aporte. Uma demonstração de que, de fato, esse instrumento de financiamento global é muito bem desenhado, muito bem estruturado, e que começa a dar as respostas”, declarou a ministra.
Com a nova contribuição,
Ao participar das negociações da conferência, o presidente Lula elogiou a forte presença de representantes da sociedade civil, incluindo povos originários, mulheres e movimentos sociais.
“Estou muito feliz, porque, pela primeira vez na história das COPs, 3,5 mil indígenas participaram. As mulheres têm que ser tratadas como a questão de gênero merece ser tratada, com respeito na participação plena”, afirmou o presidente, destacando a necessidade de mudanças de comportamento e de visão por parte dos líderes globais.
Lula deixou Belém na noite desta quarta-feira. Na sexta-feira (21), o presidente deve seguir para a África do Sul, onde participa de uma reunião do G20.
* Informações com Agência Brasil