O que é o Fundo das Florestas Tropicais, principal aposta de Lula na COP30

Segundo o governo, os países contribuintes não fazem ‘doação’, mas sim ‘investimento’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva

A principal aposta concreta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na COP 30 é o Fundos das Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que foi anunciado na última Assembleia Geral da ONU, em Nova York, e oficializado nesta quinta-feira (6) na Cúpula de Líderes da Conferência do Clima.

O governo tem insistido que os países contribuintes não são doadores, mas investidores. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o “Banco das Florestas”, que na verdade é um Fundo, capta recursos a juros baixos e empresta a juros mais altos. Por enquanto, apenas governos podem investir, mas futuramente o TFFF será aberto para iniciativa privada.

Leia também

Cada dólar investido, de acordo com o governo federal, vira quatro dólares. Os recursos serão investidos na preservação das florestas.

“Com a diferença da taxa de juros, que a gente chama de spread, você remunera por hectare as florestas tropicais dos países aderentes a proposta de combate ao desmatamento, zera o desmatamento” explica Haddad.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

Ouvindo...