Ouvindo...

Trump sai em defesa de Bolsonaro e diz que ex-presidente enfrenta ‘caça às bruxas’

O presidente dos EUA acusou o Brasil de fazer uma “coisa terrível” contra o ex-presidente, que responde no STF pela suposta tentativa de golpe de estado em 2022

O ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente dos EUA, Donald Trump.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saiu em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais nesta segunda-feira (17). Na Truth Social, o republicano afirmou que Bolsonaro está sendo alvo de uma “caça às bruxas”.

O ex-presidente é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) pela suposta tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022.

Sem mencionar diretamente a ação no Supremo, Trump afirmou que acompanhará de perto o que acontece no Brasil, mas já declarou que Bolsonaro “não é culpado de nada”. “Ele não é culpado de nada, exceto por lutar pelo povo. Eu conheci Jair Bolsonaro, e ele foi um líder forte, que realmente amava seu país — além disso, um negociador muito duro em comércio”, escreveu Trump.

Sem citar diretamente nenhuma pesquisa, o republicano ainda disse que a disputa em 2022, contra o presidente Lula (PT), foi apertada e que, no cenário atual, Bolsonaro estaria “liderando” as intenções de voto para o pleito de 2026.

Leia também

O ex-presidente, no entanto, está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, portanto, não poderá disputar as próximas eleições. “Isso não é nada mais, nada menos, do que um ataque a um oponente político. Algo sobre o qual eu sei muito! Aconteceu comigo dez vezes, e agora o nosso movimento é o mais ‘quente’ do mundo”, complementou Trump.

Relação diplomática entre EUA e Brasil

As declarações de Trump refletem em um momento delicado da diplomacia entre o Brasil e os Estados Unidos. Durante a 17ª Cúpula dos Brics, que acontece no Rio de Janeiro, o presidente Lula subiu o tom e criticou a decisão recente da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), liderada pelos EUA, que aumenta os gastos militares.

Isso evidencia que os recursos para implementar a Agenda 2030 existem, mas não estão disponíveis por falta de prioridade política. É sempre mais fácil investir na guerra do que na paz”.
— disse o petista.

Enquanto isso, o republicano ameaçou países de se alinharem os Brics, afirmando que esses terão uma sobretaxa de 10% nas exportações para os Estados Unidos.

Desde o início do mandato, Trump tem ameaçado os Brics caso o grupo parasse de fazer transações comerciais e financeiras usando o dólar como moeda de referência.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.