Ouvindo...

Trump ameaça Brics com tarifas ‘de 100%' caso o bloco tente acabar com o domínio do dólar

O republicano enviou nas redes sociais uma mensagem direta para países do bloco, incluindo o Brasil, de que não ficará parado diante de ofensivas que busquem conter a moeda americana

Trump, que irá retornar à Casa Branca em 2025, disse que o bloco deve procurar “outro otário”

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou tarifar países do grupo Brics em até 100% caso eles sigam com a ideia de acabar com a “prevalência” do dólar americano, com a criação de uma nova moeda.

A ideia de que os Brics estão tentando se afastar do dólar enquanto nós [EUA] ficamos parados e assistimos ACABOU. Exigimos um compromisso desses países de que eles não criaram uma nova moeda e nem apoiarão nenhuma outra para substituir o poderoso dólar americano ou eles irão enfrentar tarifas de 100% e poderão dar adeus às vendas para a maravilhosa economia norte-americana
Escreveu Trump no X, antigo Twitter, para Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Em outubro, a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, na Cúpula dos Brics, em Kazan, na Rússia, criticou o “uso do dólar como arma” pelos Estados Unidos. No último ano, ela também disse que os EUA se beneficiaram da soberania do dólar para barrar o crescimento de economias emergentes.

Leia também

O presidente Lula (PT), também na cúpula dos Brics, manifestou apoio à proposta do grupo para criação de uma moeda comum entre os países membros para a substituição do dólar. O debate foi liderado, principalmente, por Rússia e China e, para o governo brasileiro, é um tema que não pode ser postergado.

“Essa discussão precisa ser enfrentada com seriedade, cautela e solidez técnica, mas não pode ser mais adiada. Muitos insistem em dividir o mundo entre amigos e inimigos. Mas os mais vulneráveis não estão interessados em dicotomias simplistas”, disse Lula.

Na noite de sábado (30), Trump afirmou que os Brics devem procurar “outro otário” e que não há “chance” de substituição do dólar americano no comércio internacional.

Desde janeiro deste ano, os Brics tem dez membros plenos. Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, se uniram ao bloco como membros permanentes Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes.

Durante 2025, ano em que Trump toma posse como presidente dos Estados Unidos, o Brasil estará na presidência do bloco.

A Itatiaia procurou o Ministério de Relações Exteriores, mas, até o momento, não tivemos retorno.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.