O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Leandro Grass, deve ser o candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao governo do Distrito Federal. Em 2022, ele disputou o cargo pelo Partido Verde, mas ficou em segundo lugar, perdendo a disputa para o governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB).
Grass se filiou ao PT, na última quinta-feira (24), em evento com a presença da primeira-dama Janja. O Partido dos Trabalhadores vai buscar composição com o PSB, legenda de Ricardo Capelli, que era braço direito de Flávio Dino no Ministério da Justiça e foi nomeado interventor na Segurança Pública no Distrito Federal após os ataques do 8 de janeiro. O Partido dos Trabalhadores quer formar uma coligação única com os oito partidos da centro- esquerda.
Capelli é presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e, desde o inicio do ano, tem ‘morado’, em alguns dias da semana, nas casas de moradores das regiões administrativas. Segundo o político, que pretende disputar o governo do estado em 2026, o objetivo é conhecer os problemas do Distrito Federal.