Ouvindo...

Presidente do IPHAN deve ser candidato de Lula ao Governo do DF

Leandro Grass se filiou ao PT e vai buscar unidade com o PSB, que tem como pré-candidato Cappelli, ex-interventor de segurança no DF depois do 8 de janeiro

Leandro Grass, presidente do IPHAN| CNN Brasil

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Leandro Grass, deve ser o candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao governo do Distrito Federal. Em 2022, ele disputou o cargo pelo Partido Verde, mas ficou em segundo lugar, perdendo a disputa para o governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB).

Grass se filiou ao PT, na última quinta-feira (24), em evento com a presença da primeira-dama Janja. O Partido dos Trabalhadores vai buscar composição com o PSB, legenda de Ricardo Capelli, que era braço direito de Flávio Dino no Ministério da Justiça e foi nomeado interventor na Segurança Pública no Distrito Federal após os ataques do 8 de janeiro. O Partido dos Trabalhadores quer formar uma coligação única com os oito partidos da centro- esquerda.

Capelli é presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e, desde o inicio do ano, tem ‘morado’, em alguns dias da semana, nas casas de moradores das regiões administrativas. Segundo o político, que pretende disputar o governo do estado em 2026, o objetivo é conhecer os problemas do Distrito Federal.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.