Ouvindo...

Ex-presidente do STF diz estar ‘perplexo’ com postura do Supremo: ‘o que vem ocorrendo não é bom’

Para o ministro aposentado, o Supremo está extrapolando a competência ao julgar Bolsonaro

Ex-ministro do STF, Marco Aurélio Mello

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, ex-presidente da corte, Marco Aurélio Mello, disse, em entrevista à Itatiaia, que o STF está extrapolando a competência ao julgar o ex-presidente, Jair Bolsonaro. “A minha perplexidade é enorme. A começar pela competência. A competência do Supremo é direito estrito, é o que está na Constituição Federal. Supremo não é competente para julgar ex-presidente da República, ex-deputado federal, ex-senador e as demais autoridades estão previstas na lei das leis, que é a Constituição Federal”, afirmou.

Mello disse que ‘não gostaria de estar na pele de Moraes’ e avaliou o clima atual com as últimas medidas cautelares do ministro Alexandre de Moraes."O que vem ocorrendo não é bom. Vejamos algo, eu nunca, nos meus 31 anos do Supremo, nunca fui hostilizado”, ressaltou.

O ex-presidente do STF tem sido crítico a postura de colegas de Corte e à concentração de poderes na mão de Moraes. “O ministro Alexandre de Moraes, ele está como relator para todos os casos que tenham alguma pertinência com o denominado inquérito do fim do mundo, e assim eu denominei o inquérito da fake news, porque instaurado não por provocação da polícia, nem do Ministério Público, mas de ofício pela vítima, o Supremo, e tudo cai nas mãos dele”, observou.

Assista ao trecho da entrevista em que Marco Aurélio Mello avalia a atualão do STF.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.