Ouvindo...

TSE pode tornar Bolsonaro inelegível: assista ao vivo

Julgamento será retomado nesta sexta-feira (30); ministra Cármen Lúcia será a primeira a votar

Bolsonaro é alvo de ação na Corte Eleitoral

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomam, nesta sexta-feira (30), o julgamento que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos. A sessão extraordinária convocada para dar continuidade ao debate da ação contra ele, impetrada pelo PDT, está prevista para começar às 12h.

Assista ao vivo a última parte do julgamento de Bolsonaro:

Entenda

A primeira a votar nesta sexta-feira será a ministra Cármen Lúcia. Se ela votar pela condenação de Bolsonaro, o TSE terá formado maioria pela inelegibilidade, uma vez que o relator do caso, Benedito Tavares, e os ministros André Tavares e Floriano Marques de Azevedo tiveram esse entendimento. Raul Araújo foi o único a votar contrariamente à sanção.

Depois de Cármen Lúcia, faltarão os votos de Kassio Nunes Marques e Alexandre de Moraes. Bolsonaro é alvo de ação no TSE por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação. Para fazer a acusação, o PDT se ampara em encontro do então presidente da República com embaixadores de países estrangeiros, em julho do ano passado.

Na reunião, transmitida pela TV Brasil, emissora estatal, Bolsonaro atacou o sistema eleitoral do país e pôs em xeque a segurança das urnas eletrônicas.

Nesta sexta, em entrevista exclusiva à Itatiaia, ele disse que o julgamento é “sem pé nem cabeça”. “Não ataquei o sistema eleitoral; eu mostrei possíveis falhas”, defendeu-se.

Candidato a vice-presidente na chapa do PL, Walter Braga Netto será absolvido pelo TSE, que já formou maioria para livrá-lo de uma sanção.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.