Brasil não perde competitividade com nova tarifa dos EUA, afirma Alckmin

Vice-presidente avalia que tarifa global de 10% anunciada por Donald Trump coloca países em condições iguais e reforça aposta do governo brasileiro no diálogo comercial com os Estados Unidos

O vice-presidente Geraldo Alckmin

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, comemorou nesta sexta-feira (20) a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que limitou o alcance das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump a outros países, como o Brasil. Ainda cauteloso em relação aos próximos passos dessa disputa interna dos EUA, o vice-presidente também minimizou o impacto da nova tarifa geral de 10% sobre todas as importações, anunciada por Trump logo em seguida.

Para Alckmin, a decisão é “importante” e fortalece a relação comercial entre Brasil e Estados Unidos. “A disposição do Brasil sempre foi do diálogo”, afirmou, ao destacar que as negociações devem continuar e até se intensificar nos próximos meses.

Nova tarifa global

Após sofrer o revés na Suprema Corte, Trump anunciou a criação de uma tarifa geral de 10% sobre importações. Para Alckmin, apesar da nova cobrança, o Brasil passa a competir em condições iguais com outros países.

Leia também

“Os 10% global é para todos. Nós não perdemos competitividade, se é 10% geral. O que estava acontecendo é que o Brasil estava com uma tarifa de 40% que ninguém mais tinha”, declarou.

Está pré-agendado para março um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. Segundo o ministro, a expectativa é que as negociações comerciais se fortaleçam a partir dessa reunião. “Acho que esse diálogo deve até crescer”, afirmou.

Setores afetados

O ministro citou setores brasileiros diretamente impactados pelas tarifas, como armamentos, máquinas agrícolas e rodoviárias, motores, madeira, pedras ornamentais, frutas e café solúvel.

A decisão da Suprema Corte, segundo ele, tende a aliviar a pressão sobre esses segmentos exportadores.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Ouvindo...