Trump promete novas tarifas globais de 10% após decisão da Suprema Corte

Tribunal superior dos Estados Unidos derrubou as tarifas da Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA)

Trump afirmou que pode impor tarifas ainda maiores do que as que foram derrubadas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai impor tarifas globais de 10% após a Suprema Corte derrubar as taxas que foram impostas com a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA), nesta sexta-feira (20). O republicano classificou a decisão dos ministros como idiota e estupida”, destacando que ele possui métodos mais fortes do que a normativa.

Trump reclamou da decisão dizendo que a IEEPA permite que ele possa embargar países, mas não pode cobrar taxas. “Outras alternativas agora serão usadas para substituir as tarifas que a Corte incorretamente rejeitou”, disse o presidente, afirmando ainda que está “absolutamente envergonhado” pela decisão.

“A Corte foi persuadida por interesses estrangeiros e movimentos políticos menores do que os votos de milhões de pessoas. A boa notícia é que há métodos ainda mais poderosos do que a IEPA. Eu entendo a Corte, entendo como são facilmente persuadidos”, disse Donald Trump.

O julgamento se arrastava desde o ano passado, quando um tribunal de apelação havia decretado a ilegalidade das sobretaxas. O Departamento de Justiça então entrou com recurso contra a decisão da instância inferior, mas não teve sucesso. Com a derrota, os Estados Unidos podem ter que devolver bilhões em receitas adquiridas desde que o tarifaço entrou em vigor.

No parecer da maioria, o juiz John Roberts afirmou que Trump reivindicou um “poder extraordinário”. “Considerando a amplitude, o histórico e o contexto constitucional dessa autoridade reivindicada, ele deve identificar uma autorização clara do Congresso para exercê-la”, disse.

Segundo um estudo da Penn-Wharton Budget Model, grupo de pesquisa da Universidade da Pensilvânia, os Estados Unidos devem reembolsar mais de R$ 911,87 bilhões (US$ 175 bilhões) em arrecadações das tarifas.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...