Ouvindo...

Trump promete manter postura ‘mais firme’ com Netanyahu sobre Gaza

Presidente dos EUA declarou que busca alcançar um cessar-fogo em Gaza quando se encontrar com o primeiro-ministro israelense

Primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou, nesta terça-feira (1º), manter uma postura “firme” para alcançar um cessar-fogo em Gaza. Ele se encontra com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca na segunda-feira, 7 de julho.

A declaração foi feita durante uma visita a um centro de detenção de imigrantes na Flórida, logo após afirmar que esperava que uma trégua fosse alcançada “em algum momento da próxima semana”. Jornalistas da AFP perguntaram a Trump se seria possível implementar um cessar-fogo antes da visita de Netanyahu.

Trump já havia visitado Israel para fechar um acordo em Gaza, no entanto, o governo de Netanyahu continuou sua ofensiva no território palestino. Já são mais de 20 meses de combates que levaram a uma grave crise humanitária no território palestino.

Leia também

Dessa vez, acredita-se que o fim da guerra com o Irã, após os Estados Unidos bombardearem instalações nucleares iranianas, abriu uma janela de oportunidade para um acordo.

Questionado sobre o quão firme seria com Netanyahu para chegar a um acordo e encerrar a guerra entre os países do Oriente Médio, Trump respondeu que seria “Muito firme”. “Mas ele também quer” em referência ao primeiro-ministro israelense, “Ele também quer acabar com a guerra”, acrescentou Trump.

A visita na próxima segunda-feira será a terceira de Netanyahu desde que Trump retornou ao poder em janeiro.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo