O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disparou elogios à primeira-dama, Janja da Silva, nesta quarta-feira (19). A declaração foi dada em pronunciamento oficial em Belém do Pará, na COP 30, onde o mandatário fez um balanço do evento nesta noite.
“Não sei se uma primeira-dama trabalha tanto quanto a Janja na COP 30", falou Lula no início do pronunciamento. O presidente ressaltou importância do papel das mulheres “na sociedade” e exaltou o trabalho da esposa. “Esta COP foi feita em Belém porque todo mundo tem seu papel na sociedade: mulher, homem, pessoa negra.”
Lula retorna à COP 30 para destravar negociações na reta final da cúpula Governador do Pará e prefeito de Belém dizem que Merz foi preconceituoso em fala sobre COP 30
Lula retornou a Belém mais cedo para atuar na reta final da COP 30, prevista para terminar na sexta-feira (21). A presença do presidente ocorre em meio a impasses na elaboração do texto final da conferência e após o anúncio, pelo governo, de um pacote de 20 avanços em processos de demarcação de Terras Indígenas.
A chegada de Lula ocorre em um momento de tensão entre países. Os principais entraves nas negociações envolvem financiamento climático, metas de redução de emissões, transparência de dados e o pacote de adaptação.