O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e o prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), criticaram, nesta segunda-feira (17), as
Merz esteve no Brasil para a Cúpula dos Líderes, e ainda participou de um encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em um vídeo postado nas redes sociais, Normando declarou que a fala de Merz foi “infeliz, arrogante e preconceituosa”, além de afirmar que “não representa” a visão de outros visitantes.
“Por onde passeamos, muitas pessoas se mostraram encantadas com Belém, suas belezas naturais, sua gastronomia e sua história”, acrescentou.
Barbalho também comentou no X (antigo Twitter) que é “curioso ver alguém que contribuiu para o aquecimento global se surpreender com o calor da Amazônia”.
Ainda na sua postagem, ele defendeu o estado, afirmando que o “Pará abriu suas portas e demonstrou a força de um povo acolhedor”.
“Um discurso preconceituoso revela mais sobre quem o pronuncia do que sobre quem está sendo mencionado”, continuou o governador.
Na última quinta (13), em um discurso no Congresso de Comércio Alemão, Merz comparou a Alemanha e o Brasil.
“Minhas senhoras e senhores, estamos em um dos países mais belos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada quem queria ficar lá. Ninguém levantou a mão”, recordou.
“Todos nós estávamos contentes em voltar para a Alemanha, especialmente ao deixar aquele local na noite de sexta-feira”, acrescentou Merz.
Durante sua fala, Merz enalteceu seu país como um dos mais “livres” do mundo e afirmou ser necessário defender a democracia e o sistema econômico da Alemanha.