COP 30: chanceler alemão diz que comitiva do país ficou feliz ao deixar Belém

Friedrich Merz comparou seu país de origem com o Brasil em discurso no Congresso Alemão do Comércio; ele disse que nenhum jornalista queria ficar no Pará

Friedrich Merz enalteceu a Alemanha e disse que comitiva do país na COP 30 ficou feliz por deixar Belém, no Pará

O chanceler alemão, Friedrich Merz, disse que a comitiva do país ficou contente pelo retorno à Alemanha. A afirmação foi realizada em um discurso no Congresso Alemão do Comércio no dia 13 de novembro. Merz esteve na Cúpula dos Líderes em Belém, durante a COP 30, onde participou de um encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com o chanceler alemão, o país dele é “um dos mais bonitos do mundo”. Merz afirmou que todos os jornalistas alemães que estiveram na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém, no Pará, ficaram felizes de ir embora da cidade.

“Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão”, discursou o chanceler.

“Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos”, continuou.

A fala de Merz foi transcrita e disponibilizada pelo governo alemão. O discurso foi publicado no site e no canal do YouTube do Congresso Alemão do Comércio, organizado pela Handelsverband Deutschland (HDE), a principal federação do varejo na Alemanha.

No discurso, o chanceler também enalteceu a liberdade da Alemanha. “Vale a pena defender nosso país, nossa democracia, nossa ordem econômica”, disse.

Alemanha na COP 30

Durante participação na COP 30, Friedrich Merz anunciou a participação da Alemanha no Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês). “Vamos contribuir com uma quantia considerável”, disse em entrevista coletiva, embora não tenha informado o valor.

O fundo é uma das propostas do governo brasileiro em relação ao financiamento de ações para o combate às mudanças climáticas. Ao todo, 34 países com florestas tropicais apoiaram a Declaração do TFFF, o que cobre quase 90% das florestas tropicais em países em desenvolvimento, incluindo Indonésia, República Democrática do Congo e China.

A expectativa é que US$ 125 bilhões sejam investidos na conservação das florestas tropicais.

(Sob supervisão de Rayllan Oliveira)

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas

Ouvindo...