Ministras Marina Silva e Sônia Guajajara participam de marcha por justiça climática em Belém

Representantes do Governo Lula estiveram no ato realizado neste sábado (15), em Belém, no Pará, sede da COP 30

O evento foi realizado neste sábado (15), em paralelo à COP 30, em Belém, no Pará

Integrantes da Cúpula dos Povos, evento paralelo à COP 30, reuniram milhares de pessoas nas ruas de Belém em uma marcha global pela justiça climática neste sábado (15).

As ministras Marina Silva e Sônia Guajajara participaram do ato que percorreu um trajeto de 4,5km entre o Mercado de São Brás e a Aldeia Cabana.

“Chegou a vez da Amazônia falar para o mundo. Chegou a vez aqui de encontrarmos o Cerrado, a Mata Atlântica, o Pampa, o Pantanal, a Caatinga, que estão sendo igualmente destruídos. É por isso que aqui se torna, neste momento, a zona azul da COP30, onde se encontram os guardiões e as guardiãs da vida”, disse Sônia Guajajara.

COP 30: Podcast questiona se reuniões globais podem ajudar a reduzir desastres climáticos

Mesmo com a recente liberação do governo pra exploração de petróleo na Margem Equatorial, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, voltou a defender o fim do uso de combustíveis fósseis.

O objetivo da Cúpula e da Marcha é fazer com que as vozes dos atingidos, das periferias, dos povos indígenas e dos trabalhadores sejam ouvidas nas mesas de negociação da COP 30.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

Ouvindo...