Líder da ONU cobra avanços e pede concessões para destravar negociações da COP 30

Simon Stiel fez um apelo direto aos negociadores da COP 30 para que avancem nos acordos e estejam preparados para ceder

Balanço da primeira semana da COP 30 foi divulgado no sábado (15)

O secretário executivo das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (UNFCCC), Simon Stiel, fez um apelo direto aos negociadores da COP 30 para que avancem nos acordos e estejam preparados para ceder em pontos de impasse antes da chegada dos ministros de Estado, prevista para a próxima semana. A cobrança ocorreu durante a plenária de balanço da primeira etapa da conferência realizada no sábado (15).

“As questões que serão fundamentais para um resultado equilibrado e concreto na COP30 agora estão bastante claras. Mas não está claro se cada um de vocês está preparado para estar à mesa em cada um desses temas. Precisamos superar esse ponto rapidamente. Por isso, exorto que cedam um pouco, para que possam ganhar muito”, afirmou Stiel, em tom crítico.

O secretário ressaltou que os negociadores precisam reconhecer que prioridades não são uniformes entre os países e que o sucesso da conferência depende de disposição para compromisso e construção coletiva.

“Os temas que talvez não sejam prioritários para vocês são claramente temas e prioridades para outras nações. O processo tem produzido resultados sólidos em todas as COPs recentes, e esta deve fazer o mesmo”, completou.

A intervenção de Stiel ocorre em um momento em que discussões-chave, como financiamento climático, adaptação e compromissos de mitigação, ainda enfrentam bloqueios entre blocos de países. A expectativa é que a presença dos ministros destrave as negociações na próxima fase da COP 30.

* Informações com Estadão

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...