O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) felicitou, nesta segunda-feira (24), o conservador Friedrich Merz pela
Leia mais:
Em um publicação na rede social X (antigo Twitter), Lula destacou a relação entre os países e classificou o país europeu como um “parceiro crucial” na defesa da democracia. “Estou convencido de que seguiremos trabalhando juntos para ampliar as convergências e complementaridades em prol de uma inserção internacional cada vez mais competitiva de ambos”, afirmou o presidente brasileiro.
Apesar da vitória do partido conservador, a eleição alemã foi marcada pelo crescimento da extrema-direita, com o
Embora Lula não tenha mencionado explicitamente o desempenho da extrema-direita em sua mensagem, ele destacou que o pleito ocorreu em um “momento de grande sensibilidade geopolítica e geoeconômica global”.
Mesmo diante do avanço da legenda ultranacionalista, Merz já indicou que não pretende conceder espaço ao AfD na nova composição governamental.
Em sua mensagem, Lula também reforçou o convite para Merz participe, como chefe de Estado, da COP-30, a conferência do clima da ONU, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro de 2025. Além disso, também expressou a expectativa de que o novo governo alemão dê prosseguimento ao acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia - negociações que começaram em 1999.