Ouvindo...

Oposição no Brasil comemora avanço da direita nas eleições da Alemanha

Partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha ficou em segundo lugar, com 20,8% dos votos; vitória foi da oposição conservadora, liderada Friedrich Merz

O Secretário-Geral da União Democrata Cristã (CDU) da Alemanha, Carsten Linnemann, o líder da União Democrata Cristã (CDU) da Alemanha e o principal candidato do partido para chanceler Friedrich Merz.

Deputados e senadores de oposição no Brasil celebraram o resultado das eleições na Alemanha que confirmaram a vitória da coalizão formada pela União Democrata Cristã e a União Social Cristão. O resultado também mostrou um avanço da extrema-direita representada pela AfD (Alternativa para a Alemanha) - partido que contou com o apoio do bilionário Elon Musk.

Leia mais: Conservadores vencem na Alemanha, Trump celebra e Merz quer ‘independência’ dos EUA

A União Democrata-Cristã (CDU), liderada por Friedrich Merz, emergiu como o partido mais votado, obtendo aproximadamente 29% dos votos. A Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita, alcançou um resultado histórico, conquistando cerca de 20,8% dos votos e tornando-se a segunda maior força política no Bundestag - Parlamento da Alemanha.

Leia também

Já o Partido Social-Democrata (SPD) sofreu uma derrota significativa, registrando seu pior desempenho desde a Segunda Guerra Mundial, com apenas 16% dos votos. Mesmo assim, o partido ainda terá 120 cadeiras no parlamento.

Nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) postou uma mensagem em alemão para comemorar a derrota da esquerda - , afirmando que o resultado das eleições no país “enterrou a esquerda”.

“As eleições de hoje na Alemanha enterraram a esquerda. CDU e AfD obtiveram uma grande maioria e nomearão o primeiro-ministro no caso de um acordo.Do Brasil, parabéns à Deputada Beatrix von Storch e ao Sven”, publicou com uma foto ao lado a deputada da AfD, Beatrix von Stoch, e seu marido.

A opinião de Eduardo foi compartilhada pelo irmão, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que também celebrou a derrocada do partido de esquerda. “Vamos sepultar a esquerda em 2026 com Jair Bolsonaro”, avaliou o senador.

Quem também fez uma avaliação sobre o resultado das eleições foi o senador Sergio Moro (União-PR). Também nas redes sociais, o ex-juiz federal avaliou que a vitória da direita conservadora na Alemanha foi ‘um bom resultado’.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio