Friedrich Merz, que irá
O presidente dos Estados Unidos,
“Assim como os EUA, o povo da Alemanha se cansou da agenda sem senso comum, especialmente em energia e imigração”, escreveu Trump em suas redes sociais. “Este é um grande dia para a Alemanha.”
Friedrich Merz assumiu a CDU em 2021 e concorreu sob o lema,“Uma Alemanha da qual possamos nos orgulhar novamente”. Ele prometeu controles permanentes de fronteira e regras de asilo mais rápidas para restringir a imigração, cortar impostos e cortar € 50 bilhões em gastos com assistência social em uma tentativa de relançar a economia vacilante da Alemanha. Ele também prometeu reforçar a ajuda para a Ucrânia.
O atual chanceler alemão, Olaf Scholz, fez uma declaração reconhecendo derrota e parabenizando adversário, logo após fim da votação.
Além do presidente dos EUA, o primeiro-ministro espanhol,
O primeiro-ministro paquistanês
Enquanto isso, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, parabenizou Alice Weidel, candidata à chanceler da Alternativa para a Alemanha (AfD), que ficou em segundo lugar, dizendo que “O povo da Alemanha votou pela mudança em números imensos”, parabenizando-a por “dobrar a parcela de votos da AfD”.