O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, nesta quarta-feira (6), o presidente da Espanha, Pedro Sánchez. No encontro, que acontecerá no Palácio do Planalto, estará em pauta, entre outros assuntos, a guerra entre Israel e o grupo Hamas na Faixa de Gaza. Vale destacar que Pedro Sánchez é um dos poucos líderes de países europeus que criticam a atuação israelense na Palestina.
Desde que o conflito começou, o espanhol tem se posicionado contra Israel apesar de reconhecer que a ação do Hamas em 7 de outubro do ano passado foi um ataque terrorista (na ocasião, militares e civis foram mortos ou sequestrados). A Espanha é um país historicamente próximo ao mundo árabe.
Um mês depois, Pedro Sánchez disse que condenar os ataques do Hamas e o “massacre indiscriminado de palestinos” em Gaza, “não é uma questão de partidos políticos nem de ideologia, é uma questão de humanidade”.
Será a segunda reunião entre eles em menos de um ano. Em abril do ano passado, Lula participou de um fórum de investimentos em Madri. O presidente brasileiro foi recebido pelo líder espanhol. Na ocasião, Lula defendeu o acordo entre o Mercosul e a União Europeia — assunto que voltará ao debate nesta quarta.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, Brasil e Espanha “compartilham valores fundamentais, entre os quais a defesa da democracia, a promoção da igualdade racial, o fomento de políticas de inclusão social, bem como o compromisso com o desenvolvimento sustentável”.
Além de Lula, Pedro Sánchez também deve se reunir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, durante a tarde desta quarta.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.