Trump chama Venezuela de ‘amiga’ e celebra envio de 80 milhões de barris de petróleo

Segundo o presidente dos Estados Unidos, entrega de petróleo venezuelano reforça abastecimento e crescimento energético no país

Trump durante o discurso nesta terça-feira (24)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou a Venezuela de “nova amiga e parceira” em seu discurso sobre o Estado da União na noite desta terça-feira (24), destacando a cooperação energética entre os dois países. Trump afirmou que os Estados Unidos receberam mais de 80 milhões de barris de petróleo da Venezuela, em um momento em que o fornecimento de combustíveis tem sido tema central nas políticas domésticas e externas do governo.

“A produção de petróleo americana aumentou em mais de 600 mil barris por dia, e acabamos de receber de nossa nova amiga e parceira, a Venezuela, mais de 80 milhões de barris de petróleo”, disse o presidente durante a fala.

Trump também destacou o desempenho do setor energético doméstico. “A produção de gás natural nos Estados Unidos está em seu nível mais alto de todos os tempos porque eu cumpri minha promessa de perfurar, perfurar, perfurar”, acrescentou.

A declaração ocorre em um contexto de mudanças nas relações entre Washington e Caracas após uma operação militar dos EUA que culminou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro em janeiro de 2026, seguida por uma aproximação entre a atual liderança venezuelana e o governo norte‑americano.

Fronteiras seguras e inimigos com medo

Trump também afirmou que as fronteiras do país estão seguras e que nenhum imigrante ilegal foi admitido nos últimos nove meses. Ele acrescentou que os “inimigos” dos Estados Unidos estariam com medo do “bom momento” da nação.

“Nunca voltaremos para onde estávamos. Nossa fronteira está segura, nosso espírito está restaurado. Os Estados Unidos são respeitados novamente, talvez como nunca antes”, declarou. Segundo Trump, o fluxo nas fronteiras caiu 56% em um ano, o que ele considerou um recorde.

O presidente disse ainda que houve redução no número de assassinatos no país, atingindo o menor número em mais de 125 anos. “Sempre permitiremos que pessoas entrem legalmente nos EUA, que amem o nosso país, que trabalhem duro e ajudem a manter o nosso país”, acrescentou.

Trump também criticou seu antecessor, o democrata Joe Biden. Segundo o presidente dos Estados Unidos, ele recebeu o país com “a pior inflação da história”, mas conseguiu reduzi-la para “o menor índice dos últimos cinco anos”, registrando 1,7% nos últimos três meses.

“Vocês nunca viram nada melhor que isso. Estamos avançando cada vez mais na idade de ouro da América. Da última vez que falei, o país estava em crise, com a economia estagnada, aumento da criminalidade e caos no mundo. Depois de um ano, podemos dizer, com dignidade e orgulho, que trouxemos mudanças para as próximas eras”, afirmou.

Trump também disse que o país passa por um período de grandes conquistas, e que as pessoas não estão acostumadas a “ganhar tanto”. Segundo ele, os Estados Unidos continuarão a avançar e alcançar ainda mais vitórias. Durante o discurso, o presidente recebeu o time de hóquei no gelo, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Discurso do Estado da União

O Discurso do Estado da União é uma tradição nos Estados Unidos que oferece ao presidente a oportunidade de apresentar aos cidadãos e ao Congresso uma avaliação do desempenho de seu governo e suas prioridades futuras. Ele é realizado em uma sessão conjunta do Congresso e transmitido pela televisão em horário nobre.

* Com informações de CNN Brasil

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...