COP 30 entra na fase final com foco em decisões políticas em Belém-PA

Conferência passa a contar com maior participação da União Europeia (UE); segunda e última fase tem inicio nesta segunda (17)

COP 30 entra na fase política com agenda europeia em Belém

A segunda e última semana da COP 30, conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Belém-PA, começa com a expectativa de decisões políticas importantes.

Depois de uma primeira semana técnica, a Conferência passa a contar com maior participação da União Europeia (UE), de cientistas e da sociedade civil para avançar nas negociações do Acordo de Paris.

O Comissário Europeu para o Clima deve trabalhar com a Presidência do Conselho da UE e com os países membros para garantir que a COP 30 avance no cumprimento das metas globais.

Côrrea do Lago promete levar pleitos da Cúpula dos Povos à COP 30

A agenda da delegação europeia começa nesta segunda-feira (17), com a apresentação de um relatório global sobre a situação do gás metano. A UE também deve discutir o plano de Contribuição Nacionalmente Determinada, que prevê reduzir em 66% as emissões de gases de efeito estufa até 2035, em comparação com 1990.

Nessa terça-feira (18), o tema “Oceano e Vida Marinha” será destaque. A Rede Pró-Unidade de Conservação e a coalizão SOS Oceano pretendem reforçar a campanha pela criação do Parque Nacional Marinho do Albardão e da Área de Proteção Ambiental do Albardão, no sul do Rio Grande do Sul.

A proposta, elaborada pelo ICMBio, prevê a criação de uma área protegida de 1,6 milhão de hectares, que abrigaria habitats essenciais para espécies ameaçadas de extinção.

Com Agência Brasil
(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...