Turquia deve ser sede da COP 31 em 2026 após acordo com Austrália em Belém

Negociações ainda estão em andamento durante o evento no Pará, que se encerra nesta sexta-feira (21)

Austrália e Turquia devem definir acordo para a sede da COP 31 até sexta-feira (21)

A Turquia deve ser anunciada como sede da COP 31 em 2026. A Austrália, que também pleiteava receber o evento, ficaria responsável por liderar as negociações climáticas. O arranjo faz parte de um acordo ainda em elaboração, segundo três fontes ouvidas nesta quinta-feira (19).

Os dois países apresentaram candidaturas em 2022 para sediar a COP 31, principal fórum da ONU voltado à ação climática. Desde então, Turquia e Austrália mantêm uma disputa prolongada pelo direito de sediar a conferência, sem que nenhuma das partes tenha mostrado disposição para ceder.

Segundo as fontes, o acordo prevê que a Turquia assuma a presidência da cúpula e que seja realizado um evento pré-COP na região do Pacífico. As negociações ainda estão em andamento durante a COP 30, que ocorre em Belém, no Pará, e se encerra nesta sexta-feira (21).

A notícia foi divulgada inicialmente pela Bloomberg. Um porta-voz da delegação australiana presente na COP30 se recusou a comentar, e os governos australiano e turco também não se manifestaram oficialmente.

* Informações com CNN

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...