Secretaria de Saúde de São Paulo descarta novos casos de contaminação por metanol

Pasta descartou doze novos casos enquanto investiga três novas mortes sob suspeita de ligação com a substância tóxica

Mariana cria comitê para prevenção e enfrentamento de intoxicações por metanol

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo descartou doze novos casos suspeitos de intoxicação por metanol. No balanço atualizado nesta quarta-feira (19), o total de ocorrências descartadas chegou a 511.

As autoridades sanitárias também investigam três novas mortes sob suspeita de ligação com a substância tóxica. As vítimas são duas pessoas, de 29 e 38 anos, moradoras de Cajamar, na Grande São Paulo, e outra, de 31 anos, residente em São José dos Campos, no Vale do Paraíba.

No início do mês, o Estado havia informado que investigava duas outras mortes possivelmente relacionadas ao consumo de bebidas contaminadas: um homem de 49 anos, de Piracicaba, no interior paulista, e outro de 32 anos, morador de São Vicente, no litoral.

Ao todo, 48 pessoas já foram intoxicadas por metanol em São Paulo, das quais nove morreram.

Mudança na divulgação dos dados

Sem alterações significativas nas últimas semanas, a Secretaria da Saúde informou à Itatiaia que passará a publicar os balanços apenas às quartas-feiras. No período de maior número de contaminações, as atualizações eram diárias; depois, passaram a ser divulgadas às segundas, quartas e sextas. Agora, as autoridades optaram por concentrar as informações em um único boletim semanal.

Leia também

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.

Ouvindo...