O ex-secretário de Governo de Romeu Zema (Novo) Igor Eto anunciou, nesta quarta-feira (19), que deixará o Novo, legenda à qual é filiado há quase dez anos, e assumirá a presidência estadual do Avante, partido pelo qual pretende concorrer ao cargo de deputado federal nas eleições do ano que vem. Eto ainda se desligará do cargo de secretário de Assuntos Municipais do BDMG para a nova empreitada política.
“A política exige coragem para tomar decisões pragmáticas e avançar. Por isso, após receber o honroso convite do Presidente Nacional do Avante, deputado federal Luis Tibé, para assumir a presidência estadual da legenda e liderar a organização do partido no estado, assumo essa missão com orgulho, senso de responsabilidade e a energia necessária para enfrentar os desafios que vêm pela frente”, escreveu em uma rede social.
Eto afirmou ser “profundamente grato” pelos amigos no Novo e diz que, no Avante, se sente preparado para “contribuir ainda mais por uma Minas Gerais que avance com desenvolvimento, justiça e oportunidades para todos”.
O ex-secretário terá o papel de interlocução entre seu novo partido e a candidatura de Mateus Simões (PSD) ao governo de Minas Gerais. “Reafirmo, por fim, meu compromisso pessoal de seguir trabalhando por Minas e pelo Brasil ao lado do governador Romeu Zema, do vice-governador Mateus Simões e de todo o time que tem se dedicado a transformar o nosso estado”, pontua.
Exonerado em junho de 2023 por críticas sobre sua condução na articulação com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Eto assumiu a Secretaria de Governo em 2020.