Ouvindo...

Moraes tem ‘grande possibilidade’ de ser sancionado pelos EUA, diz secretário de Estado

Marco Rubio foi questionado sobre eventuais sanções ao ministro do STF durante audiência na Câmara de Representantes dos Estados Unidos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes pode sofrer sanções por parte do governo norte-americano, segundo o secretário de Estado do governo de Donald Trump, Marco Rubio.

O posicionamento de Rubio aconteceu durante uma audiência na Câmara de Representantes — o equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil —, quando foi questionado pelo congressista Cory Mills, do Partido Republicano, sobre o que ele pretendia fazer diante de uma suposta “deterioração alarmante dos direitos humanos no Brasil”.

“Presenciamos uma censura generalizada e perseguição política dirigida contra toda a oposição, inclusive jornalistas e cidadãos comuns. O que estão fazendo agora é encarcerar o ex-presidente Bolsonaro, eminentemente por motivos políticos”, disse Mills. “Esta repressão se estende para além das fronteiras do Brasil, afetando pessoas em território americano”, acrescentou o congressista republicano.

Em dado momento, Mills perguntou ao secretário de Estado se Alexandre de Moraes seria sancionado sob a Lei Magnitsky, que pune estrangeiros envolvidos em violações graves dos direitos humanos ou em atos de corrupção em nível mundial.

O tema “está sendo revisado agora, e há uma grande possibilidade de que aconteça”, respondeu Rubio.

Embates com Elon Musk

Alexandre de Moraes já teve entreveros com o empresário Elon Musk, homem mais rico do planeta e assessor de Donald Trump, bloqueando temporariamente sua plataforma, o X, em agosto do ano passado. A decisão foi tomada após o dono da rede social não nomear um representante legal no Brasil.

Meses antes, em abril, Moraes instaurou um inquérito para investigar o bilionário pelos crimes de obstrução de Justiça, organização criminosa e incitação ao crime.

Desde que virou alvo do STF, o bilionário passou a acusar Moraes de censura. Em seu perfil no X, Musk chegou a chamar o ministro do STF de “ditador” e “tirano”.

Moraes também determinou a suspensão da Rumble, uma plataforma para compartilhamento de vídeos, popular entre grupos conservadores e de extrema-direita, por se negar a bloquear a conta do blogueiro Allan dos Santos, foragido nos Estados Unidos, por tentar disseminar desinformação. (Com informações da AFP)

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.