Ouvindo...

EUA podem abandonar acordo pela paz na Ucrânia, diz Marco Rubio

O fim da guerra na Ucrânia foi uma promessa de campanha de Trump, que prometeu acaber com o conflito nas primeiras horas na Casa Branca

Trump e Zelensky se encontraram pessoalmente pela última vez em fevereiro na Casa Branca.

O presidente do Estados Unidos, Donald Trump, pode desistir de tentar negociar um acordo pela paz entre Rússia e Ucrânia dentro de alguns dias. Isso, se não houver sinais claros de que um acordo possa ser fechado. A informação foi repassada pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, nesta sexta-feira (18) em Paris.

“Não vamos continuar com essa empreitada por semanas e meses a fio. Portanto, precisamos determinar muito rapidamente agora, e estou falando de uma questão de dias, se isso será ou não viável nas próximas semanas. Se for, estamos dentro. Se não for, temos outras prioridades para focar também”, disse Rubio em Paris, depois de encontros com líderes europeus e ucranianos.

Leia também

O Secretário de Estado disse que Trump ainda tinha interesse em um acordo, no entanto estava disposto a seguir em frente caso não houvesse sinais imediatos de progresso.

Durante a campanha eleitoral, o político prometeu que encerraria a guerra nas primeiras 24 horas na Casa Branca. Apesar disso, assim que assumiu o cargo, Trump mudou a postura e sugeriu a possibilidade de um acordo até abril ou maior, enquanto percebia o aumento dos obstáculos. (Com CNN)

*Sob supervisão de Marina Borges

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas