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Secretário de Zema vai conversar com prefeitos sobre pedágios e municipalização de rodovias

Pedro Bruno, secretário da Seinfra, defende que concessão de rodovias à iniciativa privada traria mais benefícios aos usuários; proposta de pedágio no Vetor Norte repercute entre prefeitos da Grande BH e deputados estaduais

Governo Zema não poderá cobrar pedágio em trechos que forem municipalizados

O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, disse, em entrevista à Itatiaia, que a pasta está “aberta ao diálogo” com as prefeituras de cidades que receberão os pedágios do Vetor Norte da região metropolitana, incluindo Belo Horizonte.

Ele, no entanto, afirmou acreditar que o projeto de conceder as rodovias para a iniciativa privada trará mais benefícios aos usuários. “Quando pensamos em mobilidade, o usuário não quer saber se a estrada é municipal, se é estadual ou federal, mas sim quer ter boas estradas, segurança, poder ir e voltar do trabalho e gastar menos tempo no trânsito e ganhar qualidade com a família”, explicou.

Desde que foi anunciado pelo governo de Romeu Zema (Novo), o projeto tem sido alvo de críticas de parlamentares nas câmaras municipais e também na Assembleia Legislativa (ALMG). A proposta consiste na instalação de doze — anteriormente treze — praças de pedágios em algumas cidades da Grande BH, abrangendo as rodovias MG 424, MG 010 e LMG 800.

Em resposta, o prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), disse que na capital não haveria a cobrança de pedágio, chegando a sugerir ao governo do estado a municipalização do trecho da MG-010 que passa pela cidade.

De acordo com ele, a solicitação seria uma forma de evitar a cobrança de valores dentro dos limites do município.

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Segundo o secretário, o ofício já foi recebido pela Seinfra e na próxima quarta-feira (19) haverá uma reunião com o prefeito em exercício. No entanto, de acordo com Pedro Bruno, o processo de municipalização acaba sendo mais burocrático, o que também dificultaria os avanços rápidos prometidos pela concessão à iniciativa privada. “A gente vê, por exemplo, os esforços feitos pela PBH em relação ao Anel Rodoviário e, pouco concretamente, se avançou”, destacou.

A prefeitura de BH tem avançado, desde o ano passado, com a municipalização do Anel Rodoviário junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Em fevereiro, Damião chegou a fazer uma reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), para discutir a pauta.

Manifestações contrárias na ALMG

Na Assembleia, a cobrança de pedágios movimentou deputados de espectros políticos distintos. Parlamentares da direita e da esquerda se juntaram em propostas para derrubar a ideia do governo Zema.

Para a Itatiaia, o secretário voltou a argumentar que os motoristas e usuários do transporte público, em geral, serão beneficiados pelos investimentos. “Naturalmente, isso tem um custo. Se o governo do estado tivesse como arcar com esse custo sem cobrar pedágio, seria o melhor dos mundos. Essa, porém, não é nossa realidade, nem do próprio governo federal, que tem feito concessões importantes na região metropolitana, como a BR-040, a própria BR-381, tão aguardada pelos mineiros, então esse é um caminho que vem sido seguido pelos diversos governos, dos mais variados espectros”.

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.
Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades. Comanda o PodTudo, programa de debate aos domingos à noite na Itatiaia.