O Secretário de Estado de Infraestrutura de Minas Gerais, Pedro Bruno, voltou a defender, nesta terça-feira (11), a cobrança de pedágios no vetor norte de Belo Horizonte,
Pedro Bruno defendeu as concessões como solução para viabilizar investimentos e manutenção das rodovias. Ele afirmou que vias concedidas são seguras e que os pedágios só serão cobrados após melhorias iniciais.
“Em um mundo ideal é claro que o poder público gostaria de ter recursos para fazer todos os investimentos necessários. Mas, no mundo real, precisamos do parceiro privado para fazer isso. A infraestrutura deixou de ser uma pauta ideológica, pois é o maior gargalo para o desenvolvimento do Brasil”.
Ainda de acordo com o titular da Seinfra, o projeto vai garantir a diminuição de 30% no tempo de deslocamento. “A cobrança só vai começar quando já tivermos melhorias efetivas, com um ano de serviços iniciais”, disse.
O tema continuará em debate na Assembleia nesta quarta-feira (12), em audiência da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social.
Governo federal defende pedágio
Presente na audiência, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Antônio Gabriel Oliveira dos Santos, também defendeu as concessões como solução viável para manutenção das estradas.
Ele citou concessões federais recentes em Minas, como o trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Cristalina (GO), assumido pela nova concessionária, e a previsão de início da concessão da BR-381 entre Caeté e Governador Valadares ainda em 2025.