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Damião diz que é contra pedágio na MG-010 e sugere municipalização do trecho de BH

Prefeito em exercício disse que irá enviar ofício ao governo de Minas solicitando que o trecho que corta BH seja entregue aos cuidados do município

Álvaro Damião, prefeito em exercício de BH.

O prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), afirmou que irá enviar um ofício ao governo de Minas Gerais propondo a municipalização do trecho da MG-10 que passa pela capital mineira para evitar a cobrança de pedágio proposta pela gestão Romeu Zema (Novo).

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Damião diz que não concorda com a iniciativa do governo mineiro de privatizar rodovias estaduais do Vetor Norte e, consequentemente, instalar praças de pedágios entre os municípios da região. “Pedágio em Belo Horizonte, não!”, declarou.

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Entenda a proposta de privatização

No último sábado (15), o governo de Minas Gerais publicou o edital de concessão do Vetor Norte da Região Metropolitana (RMBH).

O projeto irá abranger uma estrutura de 123,4 quilômetros de rodovias que passam por 13 municípios: BH, Lagoa Santa, Prudente de Morais, Capim Branco, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Confins, São José da Lapa, Santana do Riacho, Jaboticatubas, Vespasiano, Santa Luzia e Sete Lagoas.

Com a concessão à iniciativa privada, as rodovias, até então estaduais, passariam a ter cobrança de pedágio.

O valor variaria entre R$ 1,66 e R$ 5,04, sendo São José da Lapa/Confins e Confins/Pedro Leopoldo os mais baratos e Lagoa Santa/Jaboticatubas o mais caro.

A iniciativa do governo Zema também mobilizou vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), que irão realizar, no dia 20 de março, por meio da Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços, uma audiência pública com representantes do governo estadual para discutir a proposta.

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a ideia também é rejeitada por deputados da direita e da esquerda.

O governador, no entanto, defendeu a cobrança e fez críticas à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tramita na Assembleia. Segundo Zema, não pagar pedágios faria parte de “um mundo ideal”.

“O que nós queremos é que o Vetor Norte se desenvolva e não que fique estagnado. Quando vou lá, escuto reclamação dos prefeitos, que querem mais investimentos. Mas, na hora que escuto os investidores, não querem ir e falam: ‘você conhece as estradas lá?’. Nós queremos ficar estagnados ou avançar? Fazer populismo, fossilizar o estado com uma lei que pode ser aprovada ou viabilizar o estado?”, afirmou Zema.

Onde serão as praças de pedágio?

Veja a seguir os locais das praças de pedágio na proposta inicial da Seinfra:

  • Rodovia LMG-800, no KM 5,6 | Aeroporto.
  • Rodovia LMG-800, no KM 11,4 | Pedro Leopoldo - Confins.
  • Rodovia MG-010, no KM 17,4 | BH - Vespasiano.
  • Rodovia MG-010, no KM 27,6 | Vespasiano - Lagoa Santa.
  • Rodovia MG-010, no KM 46,4 | Lagoa Santa - Jaboticatubas.
  • Rodovia MG-10, no KM 93,4 | Jaboticatubas - Santana do Riacho.
  • Rodovia MG-424, no KM 4,2 | Vespasiano - São José da Lapa.
  • Rodovia MG-424, no KM 10,1 | São José da Lapa - Confins.
  • Rodovia MG-424, no KM 15 | Confins - Pedro Leopoldo.
  • Rodovia MG-424, no KM 23,7 | Pedro Leopoldo - Matozinhos.
  • Rodovia MG-424, no KM 35,8 | Matozinhos - Prudente de Morais.
  • Rodovia MG-424, no KM 45,5 | Prudente de Morais - Sete Lagoas.
  • Contorno de Matosinhos, no KM 3.
Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.