O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos (PSOL), afirmou que já está saindo do papel a iniciativa que destina um percentual das casas do programa “Minha Casa, Minha Vida” para catadores de reciclagem. Boulos citou a capital paulista e Nova Lima, na Grande BH, como locais em que a política pública está em fase avançada.
“Tem uma lei que foi aprovada pelo Lula no novo Minha Casa, Minha Vida, que prevê que 3% dos apartamentos do Minha Casa, Minha Vida tenham que ser para a população em situação de rua, que é a situação de muitos catadores nesse país também. Nós estamos agora começando em Nova Lima, em Minas Gerais, e se Deus quiser, ainda este ano, em São Paulo”, pontuou.
A declaração foi dada pelo ministro nesta sexta-feira (19) no tradicional “Natal dos Catadores”, no complexo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo.
No evento, o presidente Lula (PT) destacou que as políticas voltadas para os catadores serão unificadas e chefiadas por Boulos.
“A partir de agora, não terá mais política de ministro individual para os catadores. Todas as nossas políticas serão coordenadas pelo companheiro Boulos. Para que ele possa controlar a decisão e a execução das políticas”, destacou Lula.
Segundo o presidente, a intenção da unificação é para que as políticas sejam colocadas em prática “imediatamente” e não permitam que “as pessoas parem de acreditar” no governo.