PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia
A perícia médica foi realizada pelo Instituto Nacional de Criminalística; PF diz que cirurgia não é 'emergencial'

A Polícia Federal (PF) concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro apresenta hérnia inguinal bilateral e necessita de cirurgia. A perícia médica foi realizada pelo Instituto Nacional de Criminalística.
"Diante do exposto, essa Junta Médica pericial conclui que o periciado JAIR MESSIAS BOLSONARO é portador de hérnia inguinal bilateral que necessita reparo cirúrgico em caráter eletivo", diz o resultado da perícia.
O resultado da perícia foi entregue nesta sexta-feira (19) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo a PF, a cirurgia não é emergencial, como alegou a defesa de Bolsonaro.
O relatório também aponta que o quadro de soluços do ex-presidente se deve a um bloqueio do nervo frênico, e atesta que um procedimento médico deve ser realizado “o mais breve possível”.
Moraes alega que os exames apresentados pela defesa do ex-presidente não são atuais e quer uma avaliação isenta sobre a necessidade da intervenção cirúrgica no dirigente da direita.
Dias antes, os advogados de Bolsonaro pediram que o ex-presidente fosse transferido para prisão domiciliar. A defesa aponta que ele enfrenta uma piora no quadro de soluços e precisa de avaliação médica.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Centro Universitário e Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.



