Ouvindo...

PL protocolado na Assembleia de Minas quer zerar ICMS em produtos essenciais

O projeto foi apresentado após o vice-presidente, Geraldo Alckmin, fazer um “apelo” aos governadores pedindo que o imposto fosse reduzido

A carne seria um dos produtos que teriam o ICMS zerado, caso a medida fosse aprovada

Foi protocolado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta sexta-feira (7) um projeto de lei — PL 3.445/2025 — que autoriza o governo estadual a conceder isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em produtos considerados essenciais como carne, açúcar, milho, azeite de oliva, óleo de girassol, sardinha, biscoitos e massas alimentícias.

O texto, de autoria da deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), vem um dia após o governo federal anunciar um pacote com medidas para conter a alta do preço dos alimentos. Entre essas ações, anunciadas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), está “apelar” aos estados para que o ICMS sobre os produtos seja reduzido.

Questionada pela reportagem da Itatiaia sobre os impactos do projeto na arrecadação estadual, a equipe da deputada informou que não fez estudos sobre os impactos da medida proposta.

Leia também

Nos estados, há governos e governadores que afirmam que já estão tendo ações como as anunciadas pelo governo Lula (PT), incluindo a redução no ICMS, e que dizem que estão “estudando” a possibilidade.

Além do pedido aos gestores estaduais, o governo federal anunciou que irá estimular a produção de alimentos da cesta no Plano Safra e fortalecer os estoques reguladores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Alckmin também informou que a alíquota de importação de alguns produtos, como carne e milho, serão zeradas. Veja exemplos:

  • Café: tarifa de 9% será zerada.
  • Açúcar: tarifa de 14% será zerada.
  • Milho: tarifa de 7,2% será zerada.
  • Óleo de girassol: tarifa de 9% será zerada.
  • Sardinha: tarifa de 32% será zerada.
  • Massas: tarifa de 14% será zerada.
  • Biscoitos: tarifa de 16,2% será zerada.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.