Ouvindo...

‘Careca do INSS’ é transferido para a Papuda após abandono de advogado

Acusado de operar fraude com descontos ilegais em benefícios do INSS, lobista foi levado da sede da Polícia Federal para o Complexo da Papuda após perder defesa por ‘motivos de foro íntimo’

O lobista e empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, em depoimento à CPMI do INSS

O empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, foi transferido nesta semana para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Ele estava detido desde o dia 12 de setembro na Superintendência da Polícia Federal, também na capital federal, acusado de envolvimento em um esquema de cobranças indevidas contra aposentados e pensionistas do INSS.

Segundo as investigações da Polícia Federal, Antunes atuava como operador de um esquema de fraude que descontava mensalidades associativas sem autorização dos beneficiários. A PF aponta que o lobista teria utilizado empresas de fachada para movimentar valores em nome de associações de fachada criadas para dar aparência de legalidade às cobranças.

Leia também

Antes da transferência para a Papuda, Careca do INSS era representado pelo advogado criminalista Cleber Lopes, que deixou a defesa no último dia 20, alegando motivos de foro íntimo. A saída do defensor ocorreu em meio ao avanço das apurações e à expectativa de novas diligências no inquérito.

As investigações continuam sob sigilo, e a Polícia Federal busca identificar outros envolvidos no esquema, que teria movimentado valores expressivos por meio de descontos automáticos realizados diretamente na folha de pagamento de aposentados.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.