PM monitora Esplanada dos Ministérios durante manifestação convocada por Nikolas

Em nota, a corporação afirmou que agentes vão permanecer no local até a desmobilização da manifestação para garantir “a normalização do trânsito e a segurança da população”

Os manifestantes serão acompanhados por policiais militares das equipes de área, de trânsito e de unidades especializadas.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) reforçou a segurança na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para acompanhar a manifestação de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), convocada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) neste domingo (25).

O local indicado por Nikolas para a realização do protesto, na Praça do Cruzeiro, fica a cerca de 5,4 km do ponto em que a Polícia afirmou que permanecerá até a desmobilização dos atos, para assegurar “a normalização do trânsito e a segurança da população”.

A PMDF afirmou, em nota à Itatiaia, que, por questões de segurança, a corporação não divulga o quantitativo do efetivo policial nem o número de viaturas empregadas no policiamento.

Segundo a Polícia, a operação deste domingo foi planejada para “evitar transtornos à coletividade e preservar o patrimônio público e privado durante a manifestação”.

Leia também

A mobilização, em defesa de Bolsonaro e dos demais condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, começou na segunda-feira (19), quando Nikolas anunciou, por meio das redes sociais, que faria uma caminhada de 240 km em forma de “protesto” contra a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) nos casos e contra a gestão do presidente Lula (PT).

O deputado saiu de Paracatu, em Minas Gerais, com destino final a Brasília. Ao longo dos dias, o movimento foi ganhando força a partir da narrativa divulgada nas redes sociais e da adesão de parlamentares da oposição ao governo Lula no Congresso.

O grande número de pessoas também dificultou o trânsito de veículos na BR-040 ao longo da semana. Por se tratar de uma rodovia federal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), consultada pela Itatiaia, informou que não foi comunicada formalmente sobre a manifestação, o que impediu um planejamento mais adequado para garantir a segurança de manifestantes e pedestres.

A PRF informou à reportagem que acompanhou o grupo até sábado (24), por volta das 19h, quando o grupo liderado por Nikolas deixou a circunscrição federal no km 0 da BR-040, em Santa Maria.

Questionado sobre a pacificidade dos atos, Nikolas afirmou que os manifestantes não realizarão “nenhum ato de vandalismo” e classificou os crimes de 8 de janeiro de 2023 como “lamentáveis”.

Veja a nota da PMDF na íntegra:

A Polícia Militar do Distrito Federal informa que atuará de forma estratégica e planejada para garantir a segurança da população e a fluidez do trânsito, de modo a evitar transtornos à coletividade, bem como a preservação do patrimônio público e privado durante a manifestação prevista para este domingo (25).

Os manifestantes serão acompanhados por policiais militares das equipes de área, de trânsito e de unidades especializadas, com atuação pautada na legalidade, no respeito aos direitos fundamentais e na manutenção da ordem pública.

A PMDF permanecerá na Esplanada dos Ministérios até a completa desmobilização da manifestação, assegurando a normalização do trânsito e a segurança da população. Até o momento, não há registro de ocorrências graves.

Por estratégia operacional e por questões de segurança, a corporação não divulga o quantitativo do efetivo policial nem o número de viaturas empregadas no policiamento.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...