Ouvindo...

COP-30: saiba como a Polícia Federal irá atuar nos aeroportos

PF diz que já intensificou as atividades de segurança aeroportuária e de controle migratório no Aeroporto Internacional da capital paraense

Polícia Federal fará operação especial para o evento

Em busca de garantir a segurança de chefes de Estado e delegações estrangeiras que vão desembarcar no Brasil nos próximos dias, a Polícia Federal reforça o esquema de segurança e coloca em prática um plano estratégico integrado nos aeroportos que serão utilizados como pontos de entrada no país para participar da COP-30, em Belém, no Pará.

A PF diz que já intensificou as atividades de segurança aeroportuária e de controle migratório no Aeroporto Internacional da capital paraense, que vai receber o maior fluxo de autoridades durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.

As equipes da PF vão fazer a supervisão das atividades de segurança, além de manter presença ostensiva em pontos estratégicos do aeroporto internacional de Belém. Entre as ações previstas estão o acompanhamento das inspeções de passageiros, entrevistas de segurança, fiscalização de áreas restritas e atendimento a ocorrências relacionadas à aviação civil.

A instituição diz que também ampliou as medidas de controle migratório, com a utilização de sistemas tecnológicos e de cooperação com outros órgãos de segurança. A PF diz que vai atuar de acordo com as melhores práticas internacionais em coordenação com o Ministério das Relações Exteriores.

A expectativa do governo brasileiro que ao menos 60 países participem, na semana que vem, da Cúpula de Líderes da COP-30. A reunião vai ocorrer nos dias 6 e 7 de novembro. Apesar de ter sido convidado pessoalmente pelo presidente Lula, na Malásia, o presidente Donald Trump, não é esperado no encontro internacional. Crítico da discussão sobre emergência climática, Trump retirou os EUA do Acordo de Paris.

Leia também

Leia também

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.